-
Arquitetos: Archaeus; Archaeus
- Área: 35 m²
-
Fotografias:Purice Dan, Ovidiu Micsa / ADMO Studio, Andi Buftea, Ovidiu Gabor
-
Fabricantes: Holver
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para um arquiteto, os desafios são o combustível que o mantém vivo. Tivemos uma vaga ideia do que significava aceitar o objetivo de desenhar um abrigo a 2100 metros de altura e com um orçamento restringido, especialmente porque perguntamos para que a gente mesmo o construísse, baseado na nossa experiência de dez anos de oficinas com estudantes da plataforma Sky Hill.
Um farol nas montanhas Fagaras, em Caltun, na Romênia, seria o tema do estudo. Junto com todos os demais sub-temas, o transporte em helicóptero se converteu decisivo para o projeto. Também foi discutida a execução especial e a indução de uma postura.
O material elegido, CLT (madeira laminada), se adapta bem: é resistente à neve e ao vento, leve, possui uma superfície agradável e possui um incrível aroma de madeira.
A forma dinâmica está desenhada de acordo com os fortes ventos locais, enquanto a cobertura de alumínio tem sua cor e seu desenho baseado nas pedras cobertas por musgos típicas do local.
A função é simples, mas mais que necessária numa das áreas mais expostas a acidentes nas montanhas romenas. É organizada uma sala de primeiros socorros para a equipe de resgate e um espaço para os turistas.
A localização foi um pouco movida do antigo refúgio de 40 anos, levando em conta a proteção contra a contaminação do lago e razões funcionais (a plataforma se converte na zona de aterrizagem do helicóptero em caso de emergência), evitando ao mesmo tempo a corrente de ar contínua do vale.
O painel fotovoltaico gera independência energética a esta estrutura e é colocado na cobertura da base da torre. O objeto se converte em um farol com uma nova atividade.